Pesquisar neste blogue

Número total de visualizações de página

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Caminha

Já há muito tempo que estou em divida para com esta esta linda vila do distrito de Viana do Castelo…….Caminha. Na verdade, esta vila é como se fosse a minha segunda casa pois tive a sorte de os meus pais (em especial a minha mãe que, na sua infância, costumava passar as férias na zona) adorarem este lugar e terem decidido comprar uma casa de férias. Infelizmente o «ritmo» e outras contingências da vida não nos permitem usufrui-la da forma como gostariamos, mas enfim….

Primeiro compramos uma casa mesmo no centro de Caminha, junto ao rio, que acabamos por vender e depois a casa que temos hoje, na freguesia de Cristelo (paredes meias com a freguesia de Moledo), zona bem mais rural que era aquilo que se pretendia para esquecer o bulicio da cidade.

Se não se bastarem com a visita a esta vila, também podem dirigir-se mais para nordeste e visitar Vila Nova de Cerveira [12 km] (para além da sua beleza, que espero brevemente retratar, recomendo, sobretudo para as mulheres, a maravilhosa feira de sábado), para sudoeste, em direcção a Ponte de Lima [51 km] ou, finalmente, cerca de 33 km para sul, para Viana do Castelo. Qualquer uma destas paragens vale, sem dúvida, uma visita.


Em Vila Nova de Cerveira (com o cervo no cimo do monte) pode-se visitar todos os anos a Bienal de Cerveira (http://www.bienaldecerveira.pt/) e em Ponte de Lima a romaria das Feiras Novas, em meados de Setembro de cada ano, com os seus famosos bombos (só não aconselho, por experiência própria, a pernoitarem nesse dias no centro da cidade porque o barulho dos bombos logo cedo é absolutamente ensurdecedor).


Claro que partindo novamente de Caminha podem também optar por rumar para Espanha de carro, em direcção a Valença ou atravessando a foz do rio Minho (e aproveitando para contemplar o monte de Santa Tecla, parte integrante desta vila) através dos barcos (ferry-boats) que existem no terminal fluvial e que transportam não só passageiros mas também automóveis.


Aproveitem para fazer uma refeição num dos restaurantes famosos de La Guardia (dois restuarantes de duas irmãs,sobejamente conhecidas na localidade, fervorosas admiradoras de Salazar e Franco. Apesar disso, o marisco é excelente e vale a pena).



Onde ficar, em Caminha (freguesia de Caminha):



- Hotel Porta do Sol 4*, que reabriu no dia 02-06-2010, na Av. Marginal, lote 1 em Caminha (Telf: 258 710 360; Telm: 919 802 818; Email: reservas@hotelportadosol.com.pt) que tem a vantagem de se situar mesmo em frente à Foz do Rio Minho, com uma vista soberba sobre a praia fluvial e o Monte de Santa Tecla);


- Residencial Arca Nova, Largo Sidónio em Caminha (Telf:+351 258 721 590 Fax: +351 258 728 120; Email: pr_arcanova@mail.pt;web: http://www.residencialarcanova.com/)


- Residencial Galo D'ouro, Rua da Corredoura em Caminha (Telf e Fax: 258 921 160; Web: http://residencialgalodouro.blogspot.com) que tem a vantagem de se situar mesmo no centro histórico de Caminha (junto ao largo do chafariz), sendo um excelente ponto de partida para os passeios a dar a pé.

Onde comer:

Aqui opto por indicar apenas aqueles que conheço, já experimentei e gostei, sob pena de reduzir esta informação a um mero folheto turistico sem substância:


Adega do Chico na Rua Visconde Sousa Rego, 30 Caminha : tem um excelente bacalhau que vale a pena experimentar, mas também tem dois «contras»: fecha muito cedo (às 21.30 já não servem e o pessoal não prima pela simpatia);


Chafariz na Praça Conselheiro Silva Torres, Caminha : como o próprio nome indica fica mesmo ao lado do chafariz da praço central de Caminha. Aqui recomendo vivamente as costeletas (entrecosto) na brasa;


Marisqueira Valadares na Travessa Cabo Custódio, Caminha: situado no interior do bairro pescatório tipico da vila, quase em frente à foz do rio Minho, proporciona a possibilidade de ter uma excelente refeição variada à base de mariscos (ameijoas à bolhão pato, percebes, camarão, navalheiras etc) ou simples snack);


Rio Coura (Estalagem) na Av. Saraiva de Carvalho, Caminha: tem um serviço de refeições muito bom, mas o preço também é a condizer…..


O Palma na Rua Manuel Afonso, na freguesia de Moledo: muito embora tenha já perdido muito da qualidade de outrora, vale a pena experimentar, sobretudo na pausa do almoço vindo da praia que é mesmo em frente;

Gaivota no Lugar do Cruzeiro na freguesia Moledo: é um restaurante familiar que recomendo pela comida caseira que confeccionam;


O Farol do Portinho na Rua Laureano de Brito, na freguesia de Vila Praia de Âncora, em frente ao porto: aqui, para além da simparia dos donos (que carinhosamente conhecemos como ferranhos «boavisteiros») recomendo vivamente pelo arroz de marisco.

A vila de Caminha ganha uma vida nova na época de Verão….. assim, para uma saída à noite (embora alguns bares estejam abertos também durante o resto do ano) indico-vos, de acordo com a minha experiência pessoal que, neste momento, confesso, já não estará muito actualizada:


Discoteca ALFANDEGA na Rua Ricardo Joaquim de Sousa, em Caminha (Web Site: http://clubalfandega.hi5.com/)


Galeria Bar AFTER EIGHT na Rua Ricardo Joaquim de Sousa, Caminha (Web Site: http://aftereightcaminha.blogspot.com)


E, finalmente, algumas fotos dos locais a não perder................



1- Marginal de Caminha


2- Marginal de Caminha (vista para o monte de Santa Tecla em Espanha)

3-Rua do centro de Caminha


4- Chafariz do Terreiro de Caminha


5- Rua Ricardo Joaquim de Sousa (Rua Direita de Caminha)


6- Largo junto à Rua Ricardo Joaquim de Sousa (Rua Direita de Caminha)


7 -Pormenor da Torre do Relógio


8- Torre do Relógio num dos extremos da Rua Ricardo Joaquim de Sousa (Rua Direita de Caminha)


9- Igreja Matriz de Caminha (Igreja Matriz da Nossa Senhora da Assunção) junto das muralhas seiscentistas de Caminha


10- Pormenor da Igreja Matriz de Caminha (saliente-se que a parte visivel deste boneco se encontra virada para Espanha)


11- Pormenores da Igreja Matriz de Caminha


12 -Rua Ricardo Joaquim de Sousa (Rua Direita de Caminha - onde pode ver as "oito casas", conjunto de casas manuelinas e renascentistas)


13- Largo do posto de turismo junto à Rua Ricardo Joaquim de Sousa (Rua Direita de Caminha)


14-Pormenor da Rua Ricardo Joaquim de Sousa (Rua Direita de Caminha) num dos seus acessos à marginal da vila


15- Rua de São João (aqui podemos encontrar a famosa confeitaria Docelândia onde podem provar os tipicos caminhenses e também, uma excelentes pequenas tartes com cobertura de morangos que, no entanto só está disponível alguns dias da semana. Podem também experimentar os caminhenses na confeitaria Riviera no Largo do Chafariz- Praça Conselheiro Silva Torres)


16- Vista da Igreja da Misericórdia de Caminha a partir da Praça Conselheiro Silva Torres (Largo do Chafariz)

17- Vista da Câmara Municipal da Caminha a partir da Praça Conselheiro Silva Torres (Largo do Chafariz)


Outros locais a visitar:

-paineis de azulejos novecentistas da estação de caminhos de ferro de Caminha;
-Miradouro de Santo António (Caminha)
-Miradouro da Fraga (Vilarelho)
-Praia Fluvial de Vilar de Mouros (é necessário muita cautela se decidir banhar-se nas águas do rio pois a praia não tem vigilância e forma, em alguns locais, redemoinhos)
-Dunas e Pinhal da Gelfa (Âncora)

Sites com interesse:


http://www.cm-caminha.pt
Booking.com/Caminha-Hoteis

Outras indicações geográficas:


De Lisboa (412 km)
http://www.viamichelin.pt/web/Itineraires?strStartLocid=31NDF4dnIxMGNOREV1TVRVd05UYz1jTFRndU5qRXdNalU9&strDestLocid=31NDF3OXIxMGNOREV1T0Rjek9UTT1jTFRndU9EUXdOVFU9&intItineraryType=1&caravaneHidden=false&vh=CAR&strVehicle=0&itineraryCarType=0&itineraryFuelType=0&isFavoriseAutoroute=false&isAvoidPeage=false&isAvoidVignette=false&isAvoidLNR=false&isAvoidFrontiers=true&dtmDeparture=27%2F12%2F2010&distance=km&devise=1.0EUR&indemnite=&carbCost=1.3&autoConso=6.8&villeConso=6&routeConso=5.6

Sem comentários: